• Sandra Carvalho

Às vezes, a sobrevivência é de quem é mais sexy

Fóssil de um pássaro de 120 milhões de anos encontrado na China reforça essa tese.


Yuancgyavus: seleção natural e sexual em jogo | Recriação artística de Haozhen Zhang

O que é mais importante na evolução das espécies: os traços que tornam a sobrevivência mais fácil ou os traços que tornam mais fácil encontrar uma parceira ou parceiro?


O fóssil de de pássaro que viveu 120 milhões de anos atrás, no período Cretáceo Inferior, no nordeste da China atual, ajuda a responder a essa pergunta.


Yanchuavis, como foi batizado o fóssil, era um pássaro pequeno, de aproximadamente 30 centímetros do bico à cauda, que tinha um leque de penas curtas, muito próprias para voar com eficiência, e duas plumas muito longas, apenas para exibição com objetivos sexuais.


O leque de penas curtas era perfeitamente funcional, em termos aerodinâmicos, e as plumas longas só atrapalhavam na hora de voar. E elas eram realmente longas: a cauda do pássaro tinha mais de 150% do comprimento do corpo.


Desde os tempos de Darwin se pensa por que certos animais desenvolvem traços que não ajudam a enfrentar obstáculos à sobrevivência, dificultam o voo e ainda por cima chamam a atenção de predadores.


"Uma ave fêmea olhava para um macho com penas de cauda ridículas e pesadas e pensava: 'Droga, se ele é capaz de sobreviver mesmo com uma cauda tão ridícula, ele deve ter genes realmente bons", brincou Jingmai O'Connor, paleontólogo do Field Museum (#FieldMuseum), de Chicago, um dos autores de um estudo sobre o Yuanchuavis.


"Esta nova descoberta demonstra vividamente como a interação entre as seleções natural e sexual moldou as caudas dos pássaros desde sua história mais antiga", observou Wang Min, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências (#CAS) e o principal autor da pesquisa.


O Yanchuavis é uma ave do grupo enantiornithine, da época dos dinossauros, que se extinguiu junto com eles. Seu estudo foi publicado no periódico Current Biology.


Yuanchuavis
Cauda curta funcional e plumas longas para exibição com fins sexuais | Recriação artística de Haozhen Zhang

Veja mais: Dinossauros: declínio antes da destruição por asteróide