• Sandra Carvalho

1ª planta de 2022 homenageia Leonardo DiCaprio

É a árvore tropical Uvariopsis dicaprio, da floresta Ebo, de Camarões.


Uvariopsis dicaprio
Uvariopisis dicaprio: salva das madeireiras | Foto: Lorna MacKinnon/Kew Gardens

A lista de novas espécies de 2022 foi aberta pela árvore tropical Uvariopsis dicaprio, da floresta Ebo, do Camarões. Ela chega a quatro metros de altura e tem flores grandes e brilhantes de um amarelo esverdeado.


A nova espécie foi descoberta pela cientista Lorna MacKinnon, do jardim botânico inglês Kew Gardens, e descrita no jornal científico PeerJ.


A homenagem embutida no nome ao ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio foi decidida pelos cientistas do #KewGardens e do Herbário Nacional de Camarões.


DiCaprio tem se empenhado pela preservação da floresta tropical Ebo, uma referência de biodiversidade em #Camarões. Trata-se de uma floresta praticamente intacta e ainda pouco conhecida pela ciência.


DiCaprio cobrou com insistência nas redes sociais a revogação de uma concessão às madeireiras na floresta feita pelo governo do país em fevereiro de 2020. A concessão foi anulada em agosto do mesmo ano.


Se o sinal verde às madeireiras tivesse ido adiante, a Uvariopis dicaprio, que só existe ali, poderia ter desaparecido.


A árvore já é considerada criticamente ameaçada pelos cientistas, porque a floresta Ebo ainda não é uma área protegida, e é visada por madeireiras, mineradoras e fazendeiros. ✔︎


Veja mais: Madeireiras se esbaldam com árvores da Amazônia