• Sandra Carvalho

1,6 bilhão de pessoas vive perto de florestas no mundo

Na Noruega, 76% da população vive perto de florestas. No Kuwait, ninguém.


Moradores da Floresta Amazônica na região do Médio Juruá | Foto: Peter Newton/Universidade do Colorado em Boulder

Quantas pessoas moram a menos de 5 quilômetros de uma floresta nas áreas rurais em todo o globo? Para pesquisadores da Universidade de Colorado em Boulder, são 1,6 bilhão de pessoas.


Os números variam tremendamente de país para país. Enquanto o percentual da população que vive perto de uma floresta chega a 76% na Noruega e a 75% no Butão, na Groenlândia e no Kuwait não há um único indivíduo próximo de uma mata.


A estimativa é baseada em dados de florestas referentes ao período entre 2000 e 2012. O estudo foi publicado no jornal One Earth.


O país com mais gente perto de florestas é a China (272 milhões de habitantes, 17% de toda a população mundial próxima de florestas). É seguido pelos Estados Unidos (169 milhões, 11%), Indonésia (103 milhões, 6%), Índia (88 milhões, 5%) e Brasil (55 milhões, 3%).


Morar perto das florestas não quer dizer depender dela para viver - é apenas uma condição geográfica.


No levantamento, florestas foram definidas como qualquer área com mais de 50% de cobertura de árvores em mais de 2 hectares. Foram excluídas regiões com mais de 1.500 pessoas por quilômetro quadrado.


O estudo afirma que o desmatamento continua sendo um problema global. Segundo o Banco Mundial, 30,8% da terra era coberta por florestas em 2012.


A FAO, agência de alimentos e agricultura da ONU, estima, no entanto, que de lá para cá a cobertura de florestas tenha perdido 100 milhões de hectares, ou seja, 2.4% de sua totalidade.


Distribuição das florestas e das pessoas próximas delas em 2012 no Brasil | Mapa: Newton et al./One Earth

Veja mais: Nova Guiné é a ilha com a flora mais exuberante


#CUBoulder #Indonésia #População