- Sandra Carvalho
10 minutos de massagem já diminuem o estresse
Isso estimula o sistema nervoso parassimpático, diz estudo da Universidade de Konstanz.

Dez minutos de massagem já bastam para aumentar os níveis de relaxamento físico é mental e diminuir o estresse - até 10 minutos de puro descanso ajudam.
Como? Tanto a massagem quanto o descanso estimulam o sistema nervoso parassimpático, o principal motor do corpo para relaxamento. A tese é de um estudo de psicólogos da Universidade de Konstanz, na Alemanha.
A pesquisa foi publicada no jornal Scientific Reports. "Períodos curtos de desligamento são suficientes para relaxar não apenas a mente, mas também o corpo", comentou Maria Meier, primeira autora do estudo.
Os pesquisadores testaram sua tese com duas massagens diferentes. Uma foi aplicada na cabeça e no pescoço, com pressão moderada no nervo vagal, o maior nervo que se dirige ao sistema nervoso parassimpático.
Outra massagem consistiu em movimentos suaves no pescoço e nos ombros, para colocar à prova se apenas o toque bastava para relaxar. O grupo de controle ficou simplesmente sentado, em repouso.
A frequência cardíaca dos participantes do teste foi medida para avaliar o relaxamento fisiológico. Quanto maior a variabilidade (VFC), mais relaxamento.
Todas as pessoas, inclusive as que estavam apenas sentadas, tiveram aumento na VFC. O incremento foi maior entre as pessoas que receberam massagem, independentemente do tipo. Todos os participantes também disseram se sentir mais relaxados após a experiência.
Segundo Maria Meier, nem é preciso recorrer a um tratamento profissional para relaxar. "Se alguém acaricia suavemente seus ombros, ou você descansa a cabeça na mesa por 10 minutos, já impulsiona eficazmente o mecanismo fisiológico de relaxamento do corpo", diz ela.
Veja mais: Noite mal dormida estraga até boas coisas do dia