• Sandra Carvalho

Sabe onde mais se bebe água com agrotóxico no Brasil? São Paulo

O estado é o campeão do veneno na água, seguido do Paraná e Santa Catarina.


Água: um problema criado pelos pesticidas | Foto: cc0 Manu Schwendener/ Unsplash

Quase 80% das cidades do Estado de São Paulo, a começar pela capital, têm água com todos os 27 tipos de agrotóxicos testados por suas redes de abastecimento.

Pela lei, as empresas de água têm de testar esses 27 agrotóxicos (dos mais de 300 permitidos no Brasil) duas vezes por ano. São Paulo tem 504 cidades com 100% dos produtos testados.

É de longe o campeão do veneno na água, seguido por Paraná (326 cidades), Santa Catarina (228), Tocantins (121) e Mato Grosso do Sul (65).

Os dados foram divulgados pela Agência Pública, com base no Sisagua, o sistema de informação sobre água para consumo humano. Foram considerados testes entre 2014 e 2017.

Entre os 27 agrotóxicos, 16 são classificados pela Anvisa como muito tóxicos. Onze são ligados a doenças graves como câncer e a problemas como malformação fetal.

Todos os 27 agrotóxicos registrados nos testes estavam abaixo dos limites impostos pela legislação no Brasil. Mas isso não quer dizer que sua presença na água é inócua. Dos 27, 21 são simplesmente proibidos na União Europeia.

#Água #Agrotóxicos #Anvisa #Contaminação #PoluiçãoDaÁgua #SP #PR #SC