• Sandra Carvalho

7 verdades inconvenientes sobre o meio ambiente vindas de Yale

Mais de metade da população do mundo vive em países com má qualidade do ar.


Indústria poluidora de Katerini, na Grécia
Ar poluído em Katerini, Grécia: causa de morte cada vez mais importante   |  Foto: cc0 Jason Blackeye/Unsplash

O Índice de Performance Ambiental da Universidade de Yale (#EPI, na sigla em inglês) chama a atenção para fatos que pedem mais atenção. Em sua versão 2016, o EPI afirma:


1. A má qualidade do ar mata mais que a falta de abastecimento básico de água. Em 2013, últimos dados disponíveis, a água contaminada causou 2% das mortes globais, ou seja, 1,24 milhão de mortes. A má qualidade do ar respondeu por 10%, matando 5,52 milhões de pessoas.

À medida que os países se desenvolvem, investem em infraestrutura básica, tornando o consumo de água mais seguro. Mas, com o crescimento industrial, a urbanização e transporte cada vez mais motorizado, o ar fica cheio de componentes perigosos.


2. Mais de 3,5 bilhões de pessoas, metade da população mundial, vivem em países com má qualidade do ar. A Organização Mundial da Saúde (#OMS) considera o ar inseguro quando a exposição a partículas finas de poluição excede 10 microgramas por metro cúbico. Na China e na Coreia do Sul, mais da metade da população sofre com níveis inseguros de partículas finas. Na Índia e no Nepal, o percentual é de 75%.


3. O número de pessoas sem acesso a água limpa diminuiu pela metade de 2000 para cá. Hoje 550 milhões de pessoas não têm água segura, 8% da população mundial.


4. Atualmente 2,4 bilhões de pessoas vivem sem sistemas de esgoto. 23% dos países não trata a água usada.


5. Hoje 34% das reservas globais de peixe estão sendo excessivamente exploradas ou entraram em colapso.


6. Em 2014, 2,5 milhões de quilômetros quadrados de áreas verdes foram perdidos, uma área com o dobro de tamanho do Peru.


7. O mundo tem atualmente mais de 3 trilhões de árvores, contadas em solo e por satélite. Há uma perda anual de 15 bilhões de árvores.


Confira a situação geral do mundo neste mapa do EPI feito pela Universidade de #Yale. Azul escuro significa a melhor performance ambiental e vermelho escuro a pior.

Mapa da performance global em meio ambiente
Brasil: em situação favorável, embora não ideal | Mapa: Universidade de Yale