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Açúcar é vício? Abstinência faz o diabo no cérebro

Fique tranquilo - os sintomas de abstinência são temporários.


Chocolate
Doces: o abandono pode ter efeitos negativos, mas eles são temporários | Foto: cc0 Anas Alhajj/Unsplash

Você pode ficar surpreso ao saber que o consumo de açúcar tem diminuído constantemente desde 2008 no Reino Unido.


Isso pode estar acontecendo por uma série de razões, incluindo uma mudança nas preferências e estilos de vida, com a popularidade das dietas com baixo teor de carboidratos, como o ceto, aumentando na década passada.


Uma maior compreensão dos perigos de comer excesso de açúcar para a saúde também pode estar causando essa queda.


Reduzir a ingestão de açúcar tem benefícios claros para a saúde, incluindo redução da ingestão de calorias, que pode ajudar na perda de peso e na melhoria da saúde bucal.


Mas as pessoas às vezes relatam efeitos colaterais quando tentam comer menos açúcar - incluindo dores de cabeça, fadiga ou alterações de humor, que geralmente são temporárias.


A razão para esses efeitos colaterais é mal compreendida. Mas é provável que esses sintomas estejam relacionados à forma como o cérebro reage quando exposto a alimentos açucarados - e à biologia da “recompensa”.


Os carboidratos vêm em várias formas - inclusive como açúcares, que podem ocorrer naturalmente em muitos alimentos, como a frutose nas frutas e a lactose no leite.


O açúcar de mesa - conhecido como sacarose - é encontrado na cana-de-açúcar e na beterraba, no xarope de bordo e até no mel.


Como a produção em massa de alimentos se tornou a norma, sacarose e outros açúcares são adicionados aos alimentos para torná-los mais palatáveis.


Além da melhoria do sabor e da “sensação na boca” dos alimentos com alto teor de açúcar, o açúcar tem efeitos biológicos profundos no cérebro.


Esses efeitos são tão significativos que até levaram a um debate sobre se você pode ser “viciado” em açúcar - embora isso ainda esteja sendo estudado.



Dor de cabeça
Dor de cabeça, depressão, ansiedade, tontura: efeitos temporários da abstinência de açúcar | Foto: cc0 Sammy Williams/Unsplash

A sacarose ativa os receptores de sabor doce na boca, o que acaba levando à liberação de uma substância química chamada dopamina no cérebro.


A dopamina é um neurotransmissor, o que significa que é uma substância química que transmite mensagens entre os nervos do cérebro.


Quando somos expostos a um estímulo recompensador, o cérebro responde liberando dopamina - é por isso que costuma ser chamada de substância química de “recompensa".


Os efeitos recompensadores da dopamina são amplamente observados na parte do cérebro envolvida no prazer e na recompensa.


A recompensa governa nosso comportamento - o que significa que somos levados a repetir os comportamentos que causaram a liberação de dopamina. A dopamina pode nos levar a buscar comida (como junk food).


Experimentos em animais e pessoas mostraram como o açúcar ativa profundamente essas vias de recompensa. A doçura intensa supera até mesmo a cocaína em termos de recompensa interna que ela desencadeia.


Curiosamente, o açúcar é capaz de ativar essas vias de recompensa no cérebro, seja degustado na boca ou injetado na corrente sanguínea, como mostrado em estudos em ratos.


Isso significa que seus efeitos são independentes do sabor doce.


Em ratos, há fortes evidências que sugerem que o consumo de sacarose pode realmente mudar as estruturas no cérebro que a dopamina ativa, bem como alterar o processamento emocional e modificar o comportamento em animais e humanos.


Parando com açúcar


É óbvio que o açúcar pode ter um efeito poderoso sobre nós. Portanto, é por isso que não é surpreendente ver os efeitos negativos quando comemos menos açúcar ou o removemos completamente de nossa dieta.


É durante esse estágio inicial de “abstinência de açúcar” que os sintomas mentais e físicos foram relatados - incluindo depressão, ansiedade, confusão mental e ânsias, juntamente com dores de cabeça, fadiga e tonturas.


Isso significa que abandonar o açúcar pode ser desagradável, tanto mental quanto fisicamente, o que pode tornar difícil para alguns manter a mudança na dieta.


A base para esses sintomas não foi amplamente estudada, mas é provável que eles também estejam ligados às vias de recompensa no cérebro.


Embora a ideia de “dependência do açúcar” seja controversa, evidências em ratos mostraram que, como outras substâncias viciantes, o açúcar é capaz de induzir compulsão alimentar, desejo e ansiedade de abstinência.


Outra pesquisa em animais demonstrou que os efeitos do vício, da abstinência e da recaída do açúcar são semelhantes aos das drogas. Mas a maior parte da pesquisa que existe nesta área é em animais, então atualmente é difícil dizer se é o mesmo para humanos.


As vias de recompensa no cérebro humano permaneceram inalteradas pela evolução - e é provável que muitos outros organismos tenham vias de recompensa semelhantes em seus cérebros.


Isso significa que os impactos biológicos da retirada do açúcar observados em animais também podem ocorrer em algum grau em humanos, porque nossos cérebros têm vias de recompensa semelhantes.


É quase certo que uma mudança no equilíbrio químico do cérebro esteja por trás dos sintomas relatados em humanos que removem ou reduzem o açúcar da dieta.


Além de estar envolvida na recompensa, a dopamina também regula o controle hormonal, náuseas , vômitos e ansiedade.


À medida que o açúcar é removido da dieta, a rápida redução dos efeitos da dopamina no cérebro provavelmente interfere na função normal de muitas vias cerebrais diferentes, explicando por que as pessoas relatam esses sintomas.


Embora a pesquisa sobre a abstinência de açúcar em humanos seja limitada, um estudo forneceu evidências de sintomas de abstinência e aumento do desejo por açúcar após a remoção do açúcar da dieta de adolescentes obesos e com sobrepeso.


Como acontece com qualquer mudança na dieta, é fundamental ter a disciplina para mantê-la. Portanto, se você deseja reduzir o açúcar de sua dieta a longo prazo, ser capaz de passar pelas primeiras semanas difíceis é crucial.


É importante reconhecer, entretanto, que o açúcar não é “ruim” em si - mas que deve ser consumido com moderação, juntamente com uma dieta saudável e exercícios. ✔︎


Este artigo, de James Brown, professor de Biologia e Ciências Biomédicas da Universidade #Aston, de Birmingham, Inglaterra, foi publicado originalmente no site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o original em inglês.


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