• Sandra Carvalho

A China já obliterou o resto do mundo em patentes

A Ásia ocupa 9 das 10 primeiras posições no ranking mundial das patentes.


Cidade Digital da Samsung em Suwon
Cidade Digital da Samsung em Suwon: a empresa é a primeira do ranking global de patentes | Foto: Samsung

A Ásia se tornou um monstro em patentes, puxada pela China, com um empurrãozinho do Japão e da Coreia do Sul. Das empresas com mais patentes no mundo atualmente, 9 são asiáticas, e 6 são chinesas.


Os dados são do ranking de patentes IFI Global 250 de 2021, da plataforma de dados IFI (Information for Industry), de New Haven, Estados Unidos.


A coreana #Samsung encabeça o ranking, com mais de 90 mil patentes, seguida por seis empresas chinesas, uma americana (#IBM) e duas japonesas (#Canon e #Panasonic).


Trata-se de uma lista radicalmente diferente da feita pela #IFI apenas três anos atrás. Em 2018, não havia uma única empresa chinesa nas primeiras 10 posições esse ranking. As empresas americanas ocupavam metade dos melhores lugares, e as europeias, duas posições.


Confira o ranking de 2021:

As três empresas americanas mais bem colocadas no ranking de 2021 depois da IBM são a Microsoft (15º lugar) General Electric (20º) e Intel (24º). A Alphabet, que ficava em 13º lugar na lista de 2018, agora está em 31º.


As três empresas europeias mais bem posicionadas no ranking atual são as alemãs Robert Bosch (12ª) e Siemens (14ª) e a finlandensa Nokia Oyj (32ª). ✔︎


Veja mais: A China está perto de fazer os melhores carros do mundo