
Sandra Carvalho
A China já obliterou o resto do mundo em patentes
A Ásia ocupa 9 das 10 primeiras posições no ranking mundial das patentes.

A Ásia se tornou um monstro em patentes, puxada pela China, com um empurrãozinho do Japão e da Coreia do Sul. Das empresas com mais patentes no mundo atualmente, 9 são asiáticas, e 6 são chinesas.
Os dados são do ranking de patentes IFI Global 250 de 2021, da plataforma de dados IFI (Information for Industry), de New Haven, Estados Unidos.
A coreana #Samsung encabeça o ranking, com mais de 90 mil patentes, seguida por seis empresas chinesas, uma americana (#IBM) e duas japonesas (#Canon e #Panasonic).
Trata-se de uma lista radicalmente diferente da feita pela #IFI apenas três anos atrás. Em 2018, não havia uma única empresa chinesa nas primeiras 10 posições esse ranking. As empresas americanas ocupavam metade dos melhores lugares, e as europeias, duas posições.
Confira o ranking de 2021:

As três empresas americanas mais bem colocadas no ranking de 2021 depois da IBM são a Microsoft (15º lugar) General Electric (20º) e Intel (24º). A Alphabet, que ficava em 13º lugar na lista de 2018, agora está em 31º.
As três empresas europeias mais bem posicionadas no ranking atual são as alemãs Robert Bosch (12ª) e Siemens (14ª) e a finlandensa Nokia Oyj (32ª). ✔︎
Veja mais: A China está perto de fazer os melhores carros do mundo