
Sandra Carvalho
A expulsão dos maiores carnívoros de seus territórios
Tigres, lobos e leões estão confinados a áreas cada vez menores da África e Sudeste da Ásia.

O lobo vermelho e o lobo etíope já perderam 99% das terras em que viviam. O tigre foi expulso de 95% de seu território. O leão foi varrido de 94% de seu antigo habitat.
Os maiores carnívoros que vivem em terra - Canis rufus, Canis simensis, Panthera tigris, Panthera leo - estão confinados a áreas cada vez menores da África e do Sudeste da Ásia.
O resultado é que vários desses animais estão ameaçados de extinção. O lobo vermelho está em pior situação, criticamente ameaçado.
Mas também vivem sob ameaça de extinção o lobo etíope, o tigre, o cachorro selvagem africano, o leopardo da neve.
A expulsão dos grandes carnívoros de suas terras foi estudada por dois cientistas da Universidade Estadual de Oregon (#OSU), Christopher Wolf e William Ripple. A pesquisa foi publicada no jornal Royal Society Open Science.
Os pesquisadores analisaram 25 grandes carnívoros da Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (#IUCN, na sigla em inglês).
No passado, os grandes carnívoros tinham à sua disposição 96% das terras do mundo. Eles são expulsos pela agricultura e pela pecuária, empurrados para dar lugar ao gado e às plantações.
Segundo a pesquisa, grandes regiões dos Estados Unidos e da Europa já perderam 100% de seus grandes carnívoros. As áreas onde eles conseguem sobreviver melhor têm população rural com baixa densidade e agricultura limitada.
Segundo os cientistas, para salvar os grandes carnívoros seria preciso reintroduzir os animais em áreas que já foram suas, contando com a tolerância humana para essa convivência. Não vai ser fácil. ✔︎
Veja mais: Preguiça-de-coleira, sob risco, só existe no Brasil