A galeria dos monstros do fundo do mar ficou maior. Obrigada, Austrália

Esses monstros são pouco conhecidos, pois vivem onde não há luz e tudo é gelado.


Peixe sem rosto: achado | Foto: Museums Victoria et al.

Um time de 40 cientistas vasculhou durante 33 dias as profundezas dos mares da Austrália em busca de criaturas abissais. Regressou dia 16 de junho com fotos aterrorizantes e novas espécies de animais identificadas.


Monstros do fundo do mar são, claro, monstros em miniatura. Onde essas criaturas vivem, a 4 mil metros de profundidade, não há luz, tudo é gelado, e a comida, escassa. Nessa dureza, animais do abismo tendem a ser bem pequenos. Em alguns casos medem apenas dois ou três milímetros.


"Nós sabemos que criaturas abissais estão por aí há pelo menos 40 milhões de anos, mas até recentemente só meia dúzia de amostras tinha sido coletada do abismo australiano", escreveu o cientista-chefe da viagem, Tim O'Hara, dos Victoria Museums, no diário da viagem Blogando o abismo.


O abismo dá conta de metade dos oceanos e de um terço do território australiano, mas ainda é bem desconhecido. Foi isso que atraiu os cientistas.


O navio de pesquisas Investigator analisou os mares profundos da costa leste australiana da Tasmânia até Queensland, com uma equipe de profissionais de sete países diferentes e 14 organismos científicos.


Segundo calcula O'Hara, cerca de um terço dos animais coletados na expedição eram desconhecidos até agora, e vai levar alguns anos até que todos estejam catalogados.


Além das criaturas abissais, os cientistas também checaram os microplásticos no oceano profundo, para ver o quanto o modo de vida dos australianos estava afetando o mar.


Para fazer seu trabalho de exploração, eles usaram sonar de múltiplos feixes para mapear o solo do mar e câmeras para capturar imagens entre 2.500 e 4000 metros de profundidade. Só para descer o equipamento levava sete horas.


Alguns dos resultados estão nessa galeria.



As fotos são do Victoria Museums/CSIRO/Asher Flatt/Jérome Mallefet/Maggie Georgieva/Karen Gowlett-Holmes/Robert Zugaro/Carolina Harding.


#AnimaisMarinhos #Austrália #Microplásticos #Oceanos #Peixes