• Universe Today

A incrível viagem do rover Perseverance a Marte

O trajeto do jipe-robô vai durar sete meses e terminar na cratera Jezero do planeta vermelho.


Lançamento do foguete Atlas 5 com o jipe-robô Perserverance no Cabo Canaveral | Foto: Joel Kowsky/NASA

O rover Perseverance, da missão Mars 2020 da NASA, iniciou com sucesso sua jornada para Marte, lançado da plataforma 41 na Estação de Cabo Canaveral, Flórida, às 8h50, horário de Brasília.


Apenas alguns minutos antes de o foguete Atlas 5 decolar da plataforma de lançamento, um terremoto de magnitude 2,9 ocorreu na Califórnia, dando uma pequena sacudida no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, o centro de controle do veículo espacial.


Cerca de uma hora após o lançamento, a espaçonave que carregava o rover Perseverance se separou com êxito do foguete. Agora se dirige para o Planeta Vermelho. Em seguida, o sinal da sonda foi captado pela Deep Space Network, confirmando que as comunicações e todos os sistemas do rover estavam operando.


“Iniciamos nossa fase de cruzeiro e, nos próximos sete meses, garantiremos que o rover espacial se mantenha saudável e feliz, disse Adam Steltzner, da NASA, engenheiro-chefe da equipe do rover Perseverance. "Estou ansioso por, idealmente, um cruzeiro muito sossegado e monótono para Marte, enquanto nos preparamos para a entrada, descida e desembarque nunca entediantes e sempre estressantes no dia 18 de fevereiro! ”


Com o rover Perseverance, a NASA cumpre sua primeira missão em Marte dedicada à busca de sinais de vida no planeta vermelho. Há planos de armazenar amostras locais a serem recolhidas por uma futura missão em Marte. Se tudo der certo, serão as primeira amostras já trazidas de Marte para a Terra.


Perserverance em Terra, durante o desenvolvimento | Foto: NASA/JPL-Caltech

O rover está programado para pousar na cratera Jezero de Marte. Procurará não apenas sinais de condições habitáveis ​​do planeta no passado, mas também sinais de vida microbiana passada.


Como observado várias vezes durante a transmissão / webcast de lançamento, o nome do jipe-robô Perseverance incorpora o espírito da NASA - e da humanidade - de superar desafios. Preparar uma missão para lançar em Marte é um desafio por si só, mas fazê-lo durante uma pandemia global é sem precedentes.


"Quando vi o país se fechando, pensei que não haveria maneira de lançar essa missão este ano", disse Omar Baez, diretor sênior de lançamento da NASA no Kennedy Space Center. “Mas foi apenas mais um desafio que tivemos que superar. Tivemos que manter as pessoas trabalhando com segurança, mesmo trabalhando juntas.”


Baez acrescentou que foi preciso um esforço disciplinado, focado e criativo para permitir que o veículo espacial fosse lançado durante a primeira oportunidade da primeira janela de lançamento do Perseverance.


Uma adição tardia ao veículo espacial foi uma pequena placa que se refere ao impacto da pandemia do COVID-19 e presta homenagem à perseverança dos profissionais de saúde em todo o mundo.


Apresentando uma haste entrelaçada de cobra para simbolizar a cura e a medicina, a placa foi anexada ao veículo espacial em maio de 2020 no Kennedy Space Center, na Flórida.


Ainda sonho: astronautas em Marte | Ilustração: NASA

O Perseverance inclui uma broca que pode coletar amostras do núcleo das rochas e solos mais promissores. Essas amostras serão mantidas em um “esconderijo” na superfície de Marte.


O rover possui sete instrumentos principais:


1 - MASTCAM-Z, um sistema avançado de câmera com capacidade de imagem panorâmica e estereoscópica, com capacidade de zoom.

2 - Mars Environmental Dynamics Analyzer (MEDA), um conjunto de sensores que fornecerá medições de temperatura, velocidade e direção do vento, pressão, umidade relativa e tamanho e forma da poeira.

3 - Experimento ISRU de Oxigênio de Marte (MOXIE), uma tecnologia exploratória que produzirá oxigênio a partir do dióxido de carbono atmosférico marciano.

4 - Instrumento Planetário para Litoquímica de Raios-X (PIXL), um espectrômetro de fluorescência de raios-X que fornecerá detecção e análise detalhadas de elementos químicos.

5 - Gerador de imagens de radar para o experimento de subsuperfície de Marte (RIMFAX), um radar de penetração no solo que fornecerá uma resolução em escala de centímetros da estrutura geológica da subsuperfície.

6 - Digitalizador de ambientes habitáveis ​​com Raman & luminescência para Orgânicos e Químicos (SHERLOC), um espectrômetro para detectar compostos orgânicos

7 -SuperCam, um instrumento que pode fornecer imagens, análise de composição química e mineralogia. Incluído na SuperCam está o Mars Microphone, um dispositivo de gravação que enviará de volta os primeiros sons ouvidos de Marte.


Também está incluído na missão o primeiro helicóptero a ser enviado em uma missão planetária, o Ingenuity.


Helicóptero Ingenuity: uma estrela da missão | Ilustração: NASA

☛ Esse texto, de Nancy Atkinson, foi republicado do site Universe Today. Leia o original em inglês.


Veja mais: A corrida em busca da vida em Marte

Neowise: a oportunidade rara de ver um cometa a olho nu


#Espaço #Foguetes #Helicópteros #JipesRobô #Marte #NASA #Planetas #Robôs