• Sandra Carvalho

A incrível jornada do homem em direção ao Sol

A sonda Parker Solar, do tamanho de um carro, resiste a temperaturas de 1400 graus Celsius.

Sonda Parker Solar: feita para enfrentar radiação intensa | Ilustração: Universidade Johns Hopkins

O homem chegará mais perto do Sol do que jamais chegou. A aventura já tem prazo certo para começar: a NASA lançará a nave espacial Parker Solar Probe entre 31 de julho e 19 de agosto do ano que vem.


A sonda é do tamanho de um carro pequeno. Tem um um disco protetor feito de camadas de carbono capaz de resistir a temperaturas de 1400 graus Celsius e radiação intensa.


O slogan da NASA para a missão é "tocando o sol". Na prática, a sonda chegará a 6,3 milhões de quilômetros do Sol, o que é bem perto em termos de espaço. A distância média entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de quilômetros.


A Parker Solar Probe se aproximará cada vez mais do sol usando a gravidade de Vênus, chegando a uma velocidade de 700 mil quilômetros por hora. Seria como ir de Washington a Filadélfia em um segundo, ou de Nova York a Tóquio em menos de um minuto.


A sonda se chama Parker em homenagem ao astrofísico Eugene Parker, que previu a existência dos ventos solares cerca de 60 anos atrás.


Ele é uma referência em física solar e campos magnéticos ao redor de estrelas. Tem hoje 89 anos de idade e está aposentado.


A missão ao Sol procura, substancialmente, duas respostas básicas.


A primeira: o que impulsiona os ventos do Sol em velocidades supersônicas, isto é, de 1.235 quilômetros por hora ou mais?


Os ventos solares impactam o sistema solar, afetando a Terra e outros mundos, e saber mais sobre eles também é fundamental para proteger os satélites enviados pela Terra ao espaço.


A segunda resposta procurada: por que a atmosfera externa do Sol, a corona, é muito mais quente que sua superfície, 300 vezes mais quente? Esta é uma pergunta que os astrofísicos se fazem há décadas.


A Parker Solar ficará no espaço durante sete anos e completará 24 órbitas, de acordo com os planos da NASA.


Este vídeo de 2 minutos da NASA sobre a missão da Parker Solar Probe, hospedado no YouTube, tem imagens espetaculares do espaço e mostra em detalhes a construção da sonda.