• Sandra Carvalho

A paz no mundo: Islândia em 1º lugar, Brasil em 128º

O Índice Global da Paz de 2021 nos põe numa posição desconfortável, mas não na lanterna.


Mapa da paz: o Brasil está na faixa laranja, a penúltima classificação | Mapa: Global Peace Index

O Brasil é um país mais pacífico que a Colômbia e a Venezuela, mas mais violento que todos os outros países da América do Sul. No Índice Global da Paz de 2021, ficamos em 128º lugar, na faixa laranja, uma antes da vermelha, a pior de todas.


O Índice Global de Paz é elaborado por uma ONG australiana, o Instituto pela Economia e pela Paz (#IEP). Avalia os níveis de segurança em que vivem as pessoas, os conflitos internos e internacionais dos países e seu grau de militarização.


O índice examina a situação de 163 países, abrangendo 99,7% da população mundial. Considera a Islândia o país mais pacífico do planeta desde 2008. O Afeganistão é tido como o mais violento há quatro anos consecutivos.


Segundo o índice, a Europa é a região mais pacífica, com 8 dos 10 países mais tranquilos para viver, a começar pela #Islândia.


As regiões menos pacíficas seriam o Oriente Médio e o norte da África, embora o país mais violento fique na Ásia: o Afeganistão. Nenhum país sul-americano está entre os 50 mais pacíficos do mundo no ranking de 2021.


O índice calcula o impacto da violência por país e globalmente. Em 2020, esse impacto foi estimado em 14,9 trilhões de dólares no PIB global ( pelo critério de paridade de poder de compra), equivalente a 11,6% das atividades econômicas e a 1.909 dólares por pessoa.


Os países mais pacíficos

1. 🇮🇸 Islândia

2. 🇳🇿Nova Zelândia

3.🇩🇰 Dinamarca

4.🇵🇹 Portugal

5.🇸🇮 Eslovenia


Os países mais violentos

1 🇦🇫Afeganistão

2. 🇾🇪Iêmen

3. 🇸🇾 Síria

4.🇸🇸 Sudão do Sul

5.🇮🇶 Iraque


Veja mais: Os 10 estados mais violentos do Brasil