• Sandra Carvalho

Apego de cachorros aos donos é provado em laboratório

Um experimento no Arizona mostrou que os cães realmente se importam com os humanos.


Cachorro: ligação com donos testada | Foto: cc0 Jamie Street/Unsplash

Na imaginação popular, os cachorros estão sempre prontos a tirar seus donos de apuros. Agora um estudo da Universidade Estadual do Arizona ( ASU) acaba de mostrar que os cães realmente se empenham em socorrer os donos. Basta que saibam como.


Os cientistas da ASU fizeram experiências com 60 cachorros de estimação (Canis lupus familiaris) para avaliar sua propensão da resgatar os donos. Nenhum animal tinha passado por treinamento para fazer isso.


No teste, os donos ficaram em caixas grandes com uma porta leve, que os cães podiam mover, se tivessem habilidade para isso. Os donos gritavam "socorro", simulando sofrimento, sem chamar o cachorro pelo nome.


Aproximadamente um terço dos animais resgatou os donos. Pode parecer pouco, mas não é. Para socorrer os donos, os cachorros precisavam não só de motivação, mas também de habilidade para abrir a porta. E a maioria dos cachorros não sabia como fazer isso.


Como os cientistas verificaram que a maioria dos animais não sabia abrir a porta? Num teste de controle, todos os 60 cães viram um pesquisador colocar comida dentro da caixa. Mas só 19 cachorros conseguiram abrir a porta para pegar a comida.


Mais importante: entre esses 19 cães mais habilidosos, 84% socorreram os donos. O estudo foi publicado no jornal PLOS ONE.


Mesmo os cachorros que falharam na tentativa de resgatar os donos demonstraram estar aborrecidos, indicando que se importavam com eles.


Veja mais: Quer ver um cachorro feliz? Evite as broncas


#ASU #Cachorros #PETs #Psicologia