• Sandra Carvalho

Aranha-Coringa ganha nome de Joaquin Phoenix

O corpo dessa aranha do Irã lembra o rosto delirante do Coringa.


A Loureedia phoenixi: tímida, mas muito colorida | Foto: K. Sheikhi/Universidade de Turku

Levar o sobrenome de Joaquin Phoenix, o intérprete do Coringa mais marcante, não é para qualquer um. A aranha-de-veludo Loureedia phoenixi , do Irã, leva com propriedade. Suas costas lembram demais a face alucinada do supervilão do cinema.


A nova aranha foi descrita num estudo dos aracnologistas Alireza Zamani e Yuri Marusik publicado no jornal Arthropoda Selecta. Eles são da Unidade de Biodiversidade da Universidade de Turku, na Finlândia (UTU).


"A biodiversidade está declinando num ritmo cada vez mais acelerado", notou Ilari Sääksjärvi, professor da universidade. "Se queremos proteger a biodiversidade da natureza da forma mais eficiente, temos de descobrir o máximo de espécies que pudermos."


A aranha-Coringa é descrita no estudo como tímida, então não é o tipo de inseto fácil de encontrar. Ela foi identificada na província iraniana de Alborz. É a primeira vez que uma aranha-de-veludo é localizada fora da região do Mediterrâneo.


Zamani viu a Loureedia phoenixi pela primeira vez numa rede social. Ele conseguiu coletar um exemplar da aranha em 2016, mas ela se perdeu no transporte. Os espécimes descritos em seu estudo foram conseguidos através de entusiastas da ciência cidadã.


Veja mais: O novo show de cores das aranhas-pavão na Austrália


#Aranhas #Aracnologia #Biodiversidade #Biologia #Irã #UTU