• Sandra Carvalho

As 7 cidades mais entupidas do mundo em 2020

A pandemia de Covid aliviou o trânsito, mas nem de longe acabou com engarrafamentos.


Moscou: gasta-se metade do tempo a mais para ir de um lugar ao outro da cidade | Foto: cc0 Alex Zarubi /Unsplash

A pandemia do novo coronavírus teve um efeito calmante no trânsito das maiores cidades do mundo. Ao longo de 2020, o tráfego de carros diminuiu em 387 delas e só aumentou em 13.

Mas não resolveu os casos mais graves de lentidão nas ruas, de Moscou a Bangalore.


O Índice de Tráfico de 2020 da TomTom examinou o trânsito de 416 cidades em 57 países e seis continentes no ano passado.


Em Moscou, na Rússia, onde está o tráfego mais engarrafado do mundo no momento, as pessoas gastaram 54% a mais de tempo para se locomover do que se vivessem num lugar de ruas livres.


Em Mumbai, na Índia, a perda de tempo no trânsito foi ligeiramente menor em 2020: de 53% - o mesmo índice de Bogotá, na Colômbia, e de Manila, nas Filipinas.


Fechando os 7 trânsitos mais engarrafados do planeta, aparecem as cidades de Istambul, na Turquia, Bangalore, na Índia, e Kiev, na Ucrânia. Nas três, leva-se 51% a mais de tempo para fazer um trajeto do que se o trânsito estivesse desimpedido.


Na lista dos 50 trânsitos mais congestionados do mundo, o Brasil não aparece tanto: entra apenas com três cidades. Recife, com demora de 37%, surge em 24º lugar. O Rio de Janeiro, com 32%, em 40º. Fortaleza, com 31%, em 48º.


#TomTom #Congestionamentos #Moscou #Bogotá #Manila #Mumbai #Rússia #Índia