• Sandra Carvalho

As cidades onde mais se mata no Brasil

Natal encabeça a lista das cidades mais violentas do país.



Várias cidades brasileiras se transformaram em lugares onde é mais fácil morrer assassinado do que em muitos outros lugares perigosos do mundo. Das 50 cidades mais violentas do planeta, 19 são do Brasil.


Nenhum outro país chega perto da nossa posição nesse ranking do mal. O México contribui com 8 cidades, a Venezuela com 7 e os Estados Unidos e a Colômbia com 4 cada um.


Os dados são da ONG mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública Y Justicia Penal (Seguridad, Justicia Y Paz). A lista é baseada na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes em cidades com população de mais de 300 mil pessoas.


Hoje as 10 cidades brasileiras mais violentas não perdem em assassinatos para Ciudad Juarez, a cidade mexicana que encabeçou as listas globais de homicídios por vários anos.


Mas não estão entre as piores de todas - honra que deixamos para os desastres atuais da Venezuela, México, Honduras e El Salvador.


O vídeo, de 2:22 minutos, mostra os dados das 10 cidades brasileiras mais violentas, a começar por Natal, onde a taxa de assassinatos chega a 69,56 por cada 100 mil moradores.


Outras cidades brasileiras que entraram na lista das 50 mais violentas: São Luís, Fortaleza, Teresina, Cuiabá, Goiânia, Macapá, Manaus, Vitória e até a supostamente exemplar Curitiba (49ª posição no ranking da violência).


#Assassinatos #CidadesBrasileiras #Fortaleza #Natal #SãoLuís #Rankings #Violência