• Sandra Carvalho

Banheiro masculino é um perigo na pandemia

Descarga em urinóis libera nuvens de aerossóis carregados de vírus que você pode inalar.


Urinóis: velocidade de subida dos aerossóis é maior do que em vasos | Foto: cc0 Colin D/Unsplash

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Yangzhou (YZU), na China, alertou recentemente dos riscos das descargas dos vasos sanitários com a liberação de aerossóis cheios de vírus como o da Covid-19 no ar dos banheiros.


Esses mesmos pesquisadores fizeram agora simulações de computador adicionais dos fluidos nos WC e verificaram que as descargas dos urinóis são tão ou mais ameaçadoras . Durante essas descargas, mais de 57% das partículas minúsculas presentes são ejetadas para fora.


Ainda piora. Segundo o estudo, as partículas presentes nos urinóis levam 5,5 segundos para alcançar a altura da coxa dos homens que deram descarga. No casos dos vasos sanitários, as partículas demoram 35 segundos para atingir uma altura ligeiramente superior.


Xiangdong Liu, um dos autores do estudo, afirmou que existe uma tendência mais violenta de as partículas subirem nos urinóis, e espalharem bactérias e vírus.


"Usar máscara deveria ser mandatório nos banheiros públicos durante a pandemia", ele sugeriu. Xiangdong Li também disse que são necessárias melhorias nos urinóis para impedir a difusão dos micróbios.


O estudo foi publicado no jornal Physics of Fluids e divulgado pelo Instituto Americano de Física.


As partículas liberadas pela descarga em movimento | Ilustração: Ji-Xiang Wang

Veja mais: Você tem nojo das descargas? Ainda bem!


#Aerossóis #Bactérias #Banheiros #Coronavírus #Epidemias #YZU #Vírus