
Sandra Carvalho
Banir carros velhos melhora muito o ar das cidades. Leipzig prova
Carros velhos a diesel foram proibidos, com pouquíssimas exceções.

A cidade alemã de #Leipzig, na Saxônia, com pouco mais de 500 mil habitantes, já teve o ar muito contaminado pelas emissões dos carros movidos a diesel, como é comum em metrópoles europeias.
Mas hoje já se respira outro ar na cidade, depois de medidas duras contra a poluição.
Em 2011, Leipzig baniu todos os veículos a diesel antigos, com pouquíssimas exceções. A área de proibição, chamada de Zona de Baixa Emissão, abrangeu dois terços do território da cidade. Só carros com adesivos verdes podiam circular por ali.
A medida, antipática a princípio, teve resultados positivos óbvios.
Com o banimento, houve uma modernização forçada da frota de veículos da cidade, principalmente de empresas pequenas e médias.
Com isso, a concentração de massa de partículas #PM10 e PM2,5 (#PM25) foi ligeiramente diminuída (5%). Os maiores ganhos foram outros.

A concentração de partículas de fuligem de carbono preto no nível da rua diminuiu 60% no centro da cidade.
Essas partículas de fuligem são consideradas as mais perigosas, por terem componentes carcinogênicos como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.
Além disso, a concentração no nível da rua de partículas ultrafinas, que podem penetrar profundamente nos pulmões, caiu 70% na área central.
Ainda a resolver, a concentração de óxido de nitrogênio, que permanece inalterada.
Esses resultados, resumidos no gráfico, estão num estudo do Instituto de Pesquisa Troposférica Leibniz e do Departamento de Meio Ambiente da Saxônia.
Os resultados completos do estudo, em alemão, podem ser baixados gratuitamente. ✔︎
Veja mais: Carros a diesel levam a 10 mil mortes prematuras na Europa