• Sandra Carvalho

Bebê dinossauro dá uma nova dica sobre a evolução

O fóssil, chamado de Bebê Yingliang, foi encontrado nas rochas de Ganzhou, no sul da China.


Bebê dinossauro
O bebê dinossauro Yingliang dentro do ovo | Ilustração: Julius Csotonyi/Universidade de Birmingham

Um embrião perfeitamente preservado dentro de um ovo de dinossauro fossilizado, batizado de Bebê Yingliang, jogou uma luz diferente sobre a evolução.


O embrião, que data de 72 a 66 milhões de anos atrás, foi encontrado em Ganzhou, no sul da China. É de um oviraptorossauro, isto é, um dinossauro terópode desdentado.


Por que ele dá uma nova dica sobre a história da evolução? Pela postura em que ele estava dentro do ovo, parecida com a dos pássaros quando o ovo está prestes a eclodir.


Até agora, considera-se que apenas as aves ficavam nessa postura, que é semelhante à dos pássaros modernos.


O embrião mede 27 cm de comprimento e se acomodava num ovo de 17 cm. Está agora no Museu de História Natural da Pedra de Yingliang, em Xiamen, na província de Fujian.


As pesquisas com o Babê Yingliang foram feitas por pesquisadores da Universidade de Geociências da China em Pequim (#CUGB) e pela Universidade de Birmingham (#UniversidadedeBirmingham). O estudo foi publicado na iScience.


"É interessante ver este embrião de dinossauro e um embrião de galinha posarem de maneira semelhante dentro do ovo, o que possivelmente indica comportamentos pré-eclosão semelhantes", observou Fion Waisum Ma, pesquisador da Universidade de Michigan e um dos autores do estudo.


"Este pequeno dinossauro pré-nacituro se parece com um filhote de pássaro enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos pássaros de hoje evoluíram pela primeira vez em seus ancestrais dinossauros", afirmou Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, outro dos autores.


Bebê Yingliang
Bebê Yingliang recriado | Ilustração: Lida Xing/Universidade de Birmingham

Veja mais: Os dinossauros quase reais de Rodolfo Nogueira