• Sandra Carvalho

Bogotá, Rio e Roma têm o pior trânsito do mundo

São as cidades que mais fazem as pessoas perder tempo em congestionamentos.


Engarrafamento em Bogotá em 2019: não é para amadores | Foto: cc Tokota/Wikimedia Commons

Um cidadão de Bogotá desperdiça em média 191 horas de sua vida no trânsito por ano em função dos congestionamentos. No Rio de Janeiro, a perda de tempo é quase igual: 190 horas. Em Roma, também é grande: 166 horas.


Esse ranking, com base no fluxo das cidades em 2019, é feito pela empresa americana de dados de trânsito INRIX, de Kirkland, na região metropolitana de Seattle. A INRIX acompanha o tráfego em 975 cidades de 43 países em 7 continentes.


Na lista dos 20 trânsitos mais engarrafados, o Brasil entra com o Rio de Janeiro em segundo lugar, Belo Horizonte em quinto e São Paulo em nono. A classificação é sempre pelo número de horas perdidas em locomoção. Confira no gráfico.



Há ainda uma quarta cidade brasileira no levantamento, Porto Alegre. Mas como lá se perde "apenas" 50 horas/ano no trânsito, a cidade fica longe dos piores casos - em 174º lugar.


Os dados da INRIX são levantados por sensores nas ruas e estradas e também por GPS dos carros. Seu ranking incorpora tanto carros quanto bicicletas, e inclui também transporte público.


Veja mais: Dá para fazer alguma coisa realmente perigosa no celular? Dá


#Bogotá #Cidades #Congestionamentos #PortoAlegre #RiodeJaneiro #Rankings #Roma #SãoPaulo #Trânsito