
Sandra Carvalho
Bogotá, Rio e Roma têm o pior trânsito do mundo
São as cidades que mais fazem as pessoas perder tempo em congestionamentos.

Um cidadão de Bogotá desperdiça em média 191 horas de sua vida no trânsito por ano em função dos congestionamentos. No Rio de Janeiro, a perda de tempo é quase igual: 190 horas. Em Roma, também é grande: 166 horas.
Esse ranking, com base no fluxo das cidades em 2019, é feito pela empresa americana de dados de trânsito INRIX, de Kirkland, na região metropolitana de Seattle. A #INRIX acompanha o tráfego em 975 cidades de 43 países em 7 continentes.
Na lista dos 20 trânsitos mais engarrafados, o Brasil entra com o Rio de Janeiro em segundo lugar, Belo Horizonte em quinto e São Paulo em nono. A classificação é sempre pelo número de horas perdidas em locomoção. Confira no gráfico.

Há ainda uma quarta cidade brasileira no levantamento, Porto Alegre. Mas como lá se perde "apenas" 50 horas/ano no trânsito, a cidade fica longe dos piores casos - em 174º lugar.
Os dados da INRIX são levantados por sensores nas ruas e estradas e também por GPS dos carros. Seu ranking incorpora tanto carros quanto bicicletas, e inclui também transporte público.
Veja mais: Dá para fazer alguma coisa realmente perigosa no celular? Dá