• Sandra Carvalho

Cada sagui tem sua personalidade própria

Como os humanos, os saguis diferem entre si, tanto na natureza quanto no cativeiro.


Sagui: a personalidade se mantém ao longo da vida | Foto: cc Leszek Leszczynski/Flickr

Os saguis têm diferentes personalidades onde quer que vivam: na Caatinga nordestina, livres na natureza, ou em cativeiro, num zoológico em Viena, na Áustria.


É o que mostra uma pesquisa de biólogos comportamentais austríacos, brasileiros e holandeses que estudaram os saguis comuns (Callithrix jacchus).


Eles conseguiram a colaboração dos macacos selvagens da Caatinga em testes de personalidade oferecendo bananas em troca.


Os saguis são animais altamente sociais, como os humanos. Vivem em unidades familiares, onde os pais se encarregam da criação dos filhos mais novos ajudados pelos filhos mais velhos.


Os cientistas observaram que alguns saguis têm comportamento mais arriscado, explorando qualquer novidade, e outros são mais cuidadosos com o que não é familiar.


Segundo os pesquisadores, os macacos mantêm a personalidade consistentemente ao longo da vida, mudando apenas em uma circunstância: ficam mais ousados quando se tornam dominantes em seu grupo.


O estudo foi publicado no American Journal of Primatology.


Os cientistas compararam as diferenças entre os saguis com as de humanos: enquanto uns querem sempre experimentar um restaurante novo, outros preferem ir seguidamente ao seu favorito.


Veja mais: Por que vivemos mais que nossos primos chimpanzés?


#Primatas #UniversidadedeViena #Zoológicos