• Sandra Carvalho

Camiseta mede as batidas do coração

Dá até para fazer um eletrocardiograma contínuo durante uma caminhada.


Camiseta da Rice: monitorando os batimentos cardíacos | Imagem: reprodução de vídeo no YouTube/Universidade Rice

Os engenheiros da Universidade Rice criaram uma camiseta capaz de medir a frequência cardíaca e fazer eletrocardiogramas contínuos enquanto as pessoas caminham naturalmente. O segredo: nanotubos de carbono.


A invenção ainda não é comercializável, mas o protótipo já funciona perfeitamente. Segundo os pesquisadores, a camiseta é confortável e pode ser lavada à máquina.


A invenção foi relatada no jornal Nano Letters. Segundo seus criadores, a camiseta faz medições mais acuradas que as cintas torácicas.


As fibras de nanotubos fazem contato elétrico com a pele do usuário e transmitem os dados por Bluetooth para um celular ou um monitor Holter que pode ficar no bolso da calça da pessoa.


Inicialmente, os pesquisadores tiveram dificuldade para costurar na camiseta os filamentos de nanotubos originais, de 22 mícrons de largura, porque eles eram finos demais para uma máquina de costura.


A solução foi apelar para um fabricante de corda, que bolou uma linha costurável, de tamanho regular, com três feixes de sete filamentos de nanotubo.


"Por causa da combinação de condutividade, bom contato com a pele, biocompatibilidade e maciez, os fios de nanotubos de carbono são um componente natural para vestíveis", observou Lauren Taylor, da equipe que desenvolveu a camiseta.


O projeto da #Rice é bancado pela Força Aérea dos Estados Unidos e pela Associação Americana do Coração. Confira os detalhes nesse vídeo:



Veja mais: Solte o som. O LyricJam cria a letra da música na hora