• Sandra Carvalho

Carro abastecido pelo sol? Os holandeses já têm seu protótipo

O Lightyear One tem 5 metros quadrados de céculas solares no teto e no capô.


Lightyear One: combinação de energia elétrica e solar | Crédito da foto: Lightyear

A startup holandesa Lightyear, da cidade de Katwijk, à beira do mar Norte, está com o protótipo de seu carro solar pronto. O Lightyear One foi desenvolvido em apenas dois anos.

Não é o primeiro carro solar do planeta, mas tentar disputar o primeiro lugar de carro solar de grande autonomia. Conforme a Lightyear, pode chegar a 725 quilômetros combinando o abastecimento direto do sol com bateria recarregada em tomadas comuns ou em postos de carregamento rápido.

O carro tem 5 metros quadrados de células solares no teto e no capô. As células funcionam quando o carro está rodando.

Células solares do Lightyear One: no texto e no capô | Crédito da foto: Lightyear

A bateria pode ser recarregada à noite, com o carro parado. Segundo a Lightyear, dá para repor energia suficiente para 400 quilômetros numa tomada normal de 230V.

A startup prevê o início da produção em 2021, em Helmond, no sul do país. A fábrica já está funcionando. Cem carros já foram encomendados, e não são nada baratos. A taxa de reserva é de 119 mil euros, ou seja, mais de meio milhão de reais.

Segundo Lex Hoefsloot, CEO e fundador da Lightyear, no futuro os preços não serão tão salgados. A ideia é vender o Lightyear One para frotas de carros autônomos ou de compartilhamento, alcançando logo uma escala que permita baratear os custos.

A grande promessa do Lightyear One: rodar cerca de 20 mil quilômetros alimentado por sol por ano - dependendo do clima, é claro.

#Carros #CarrosElétricos #EnergiaSolar #Holanda #Startups #Sustentabilidade