• Sandra Carvalho

Carro do futuro da Nissan: você pode dirigir ou cruzar os braços e relaxar

No modo autônomo, IMx pode deixar o dono no aeroporto e só voltar no fim da viagem.


IMx, da Nissan: autônomo ou não, dependendo do dono | Imagens: reprodução Nissan/YouTube

Carros-conceito, sem compromisso com a realidade imediata, podem realizar qualquer sonho. O Nissan IMx, que está no Salão do Automóvel de Tóquio, realiza alguns.


Você precisa tomar um avião na próxima hora? Esqueça o Uber. Você vai com seu próprio IMx, que te deixa na entrada do aeroporto e estaciona sozinho por perto, garantindo que virá te pegar na hora certa no fim da viagem. Adeus espera!


Você não consegue decidir se prefere dirigir ou partir para um carro autônomo? O IMx tem a solução. Em modo manual, a direção sobe até chegar à altura de suas mãos.


Em modo propilot, a direção se afasta, o assento reclina e você só relaxa. O carro vai embora por conta própria.


Também dá para combinar as duas coisas: você entrega a direção para bater um papo, mas pode dar ordens para o carro, com pequenos movimentos das mãos e dos olhos. Sensores no console e câmeras no painel de instrumentos vão detectar suas instruções.


Emissão zero


Em autonomia o IMx também vai longe - chega a 600 quilômetros sem recarregar a bateria - porque, claro, como quase todos os carros do futuro, ele é elétrico.


Tão silencioso que tem até um som especial para avisar a pedestres que está chegando perto - do contrário, nem seria notado.


O conceito do carro-conceito IMx é emissão zero. São dois motores elétricos, um na frente do carro e outro atrás, que somam 320 kW de potência. A tração é nas quatro rodas.


Segundo a Nissan, com inteligência artificial, o IMx vai fazer a comunicação entre o dono do carro e o carro se parecer mais como uma conversa entre pessoas do que uma relação homem-máquina.


Só falta o IMx dar jeito no trânsito - mas essa missão parece grande demais até para sonhos de um carro do futuro.


Veja nesse vídeo de 0:25, hospedado no YouTube, o som que o IMx faz ao se aproximar.


#Carros #CarrosConceito #CarrosElétricos #Empresas #Nissan #Sustentabilidade