
Sandra Carvalho
Carro voador japonês quase levanta voo, com torcida da Toyota
O Skydrive, da startup Cartivator, deve voar a 10 metros de altura.

O carro voador Skydrive tem a missão de levar a tocha olímpica na abertura das Olimpíadas de Tóquio, em 2.020, bancado pela Toyota.
Pelo que se vê de seu primeiro teste público, dia 3 de junho, ele tem muito chão pela frente.
Observe o vídeo do protótipo do Skydrive, feito pela Associated Press e postado no YouTube. A máquina, com estrutura bem básica de alumínio e oito hélices, sobe desajeitadamente para cair em segundos.
O carro é da startup japonesa Cartivator, que recebeu investimentos de 386 mil dólares da Toyota, segundo a Associated Press.
O teste real, feito na cidade de Toyota, onde fica a sede da Toyota no Japão, não é dos mais entusiasmantes. Mas o conceito teórico é pelo menos divertido.
Veja o vídeo do site polonês Autogen.pl (não se preocupe, o vídeo é mudo), de apenas 2:10 minutos.
Segundo os planos da Cartivator, o Skydrive voará a 10 metros de altura, pilotado por uma pessoa.
Terá 2,90 metros de comprimento por 1,30 de largura e velocidade máxima de 100 km/hora ao voar e 150 km/50 ao rodar no chão.
A intenção da startup é fazer o primeiro teste com um piloto dentro do Skydrive em janeiro de 2019, para estar tudo pronto para as Olimpíadas no ano seguinte.
Para o USA Today, a Toyota descreveu suas ambições como em "estágios muito iniciais", afirmando que nada foi decidido sobre comercialização do veículo.