• Sandra Carvalho

Chá verde ajuda mesmo a perder peso?

É o que sugere um time internacional de cientistas que reviu os estudos sobre o chá.


Matcha, uma variedade de chá verde | Foto: cc0 Matcha & Co/Unsplash

Chá verde, sozinho, não faz milagres na luta contra a balança. Mas aliado a uma dieta saudável e exercícios regulares, ajuda a perder peso.


Essa é a conclusão de cientistas da China, Romênia, Turquia e Brasil, que revisaram os estudos e testes clínicos de chá verde (Camelia sinensis) como arma contra a obesidade. O estudo foi publicado no jornal Phytotherapy Research.


"Entre todos os chás, o que tem efeitos mais significativos sobre a saúde humana é o chá verde", observou Jing Wei, do Hospital Municipal de Medicina Tradicional Chinesa de Jinan, na China, um dos autores do estudo.


O chá verde tem propriedades antioxidantes, com muitos polifenóis, considerados instrumentais no combate à gordura e a várias doenças crônicas.


A pesquisa envolveu 26 ensaios clínicos randomizados com 1.344 participantes, e constatou que o chá verde é eficaz para diminuir o peso e mudar o IMC, o índice de massa corporal, sobretudo quando tomado por quatro meses ou mais. Para perder peso, bastam 500 gramas do chá por dia.


Já combater os pneuzinhos pede mais chá. A redução das medidas da cintura foi mais significativa nos casos em que se tomou 800 gramas de chá verde ou mais por dia.


Veja mais: Gordura demais pode causar fadiga mental


#Antioxidantes #Chá #Gordura #IMC #Obesidade