• Sandra Carvalho

Cobras sinalizam poluição de metais pesados na Austrália

O fígado de cobras-tigre de Perth acumulam chumbo, arsênico, mercúrio...


Cobras australianas
Cobras australianas: temidas pelo veneno | Foto: cc0 Felipe Simo/Unsplas

As cobras australianas assustam o mundo com o veneno letal de algumas espécies - elas podem matar em menos de uma hora. Mas cientistas da Universidade Curtin, em Perth, viram nas cobras algo bem diferente.


Examinando o fígado das cobras-tigre-ocidentais (Notechis scutatus occidentalis) das zonas úmidas urbanas de Perth, eles encontraram metais pesados tóxicos acumulados - chumbo, arsênico, mercúrio e selênio. Os mesmos metais foram encontrados no solo das zonas úmidas.


"As zonas úmidas urbanas são quase sempre poluídas por águas contaminadas da chuva , lixo jogado no passado ou no presente e inundações", comentou o pesquisador Damian Lettoof, num comunicado da universidade.


Damian Lettoof
Lettoof com uma cobra-tigre nas mãos | Foto: Universidade Curtin

Metais pesados existem naturalmente nos sedimentos de zonas úmidas e nas pedras próximas, mas em baixa concentração. Os níveis altos de toxidade encontrados nas cobras são ligados à urbanização e à poluição causada por humanos, de acordo com os pesquisadores.


As cobras-tigre com o fígado mais contaminado foram recolhidas na área do lago Herdsman, que tem a zona úmida mais urbanizada de Perth. Segundo o estudo, a concentração do metal molibdênio nessas cobras foi a mais alta já registrada num réptil em todo o globo.


Os pesquisadores temem que a exposição crônica aos metais pesados possa afetar a saúde das cobras e levar à extinção local. O estudo foi publicado no jornal Archives of Environmental Contamination and Toxicology.


As cobras-tigre são o predador número 1 das zonas úmidas australianas. Conforme o estudo, elas provavelmente se contaminaram com os poluentes comendo sapos, que tendem a acumular metais pesados.


Veja mais: Pizza e areia dão a maior prisão de ventre do mundo em lagarto


#AnimaisAmeaçados #AnimaisUrbanos #Austrália #Chumbo #Cobras #Curtin #Mercúrio #Metais #MetaisPesados #Perth #Poluição #Répteis #Sapos