- Sandra Carvalho
Coca, Pepsi e Nestlé, as maiores em lixo plástico
O ranking é da ONG BFFP, que recolhe e conta restos plásticos em dezenas de países.

A Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé acabam de ganhar uma competição que ninguém quer vencer: a de maiores poluidoras de plástico do planeta. É o terceiro ano seguido em que isso acontece.
O ranking é feito pela ONG BFFP - Break Free From Plastic - que se define como um movimento global contra a poluição de plástico. A organização recolheu ao longo do ano 346.494 pedaços de plástico em 55 países, inclusive no Brasil, para elaborar sua lista.
Depois da Coca, Pepsico e Nestlé aparecem no ranking dos 10 mais da poluição de plástico, pela ordem, a Unilever, Mondelēz, Mars, P&G, Philip Morris, Colgate-Palmolive e Perfetti van Melle (fabricante de Mentos).
O levantamento catalogou mais de 5.000 marcas poluidoras de plástico. Nenhuma delas chegou perto da Coca-Cola. Foram registrados 13.834 plásticos da Coca em 51 países, mais que o dobro dos outros dois poluidores top, PepsiCo e Nestlé.
O trabalho da BFFP envolve voluntários que recolhem o lixo plástico e também catadores de material recilclável do mercado informal.
Veja mais: Nem o Everest escapa mais dos microplásticos