• Sandra Carvalho

Coca, Pepsi e Nestlé, as maiores em lixo plástico

O ranking é da ONG BFFP, que recolhe e conta restos plásticos em dezenas de países.


Garrafas de plástico usadas
Garrafas de plástico: usadas apenas uma vez | Foto: cc0 Hans Braxmeir/Pixabay

A Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé acabam de ganhar uma competição que ninguém quer vencer: a de maiores poluidoras de plástico do planeta. É o terceiro ano seguido em que isso acontece.


O ranking é feito pela ONG #BFFP - Break Free From Plastic - que se define como um movimento global contra a poluição de plástico. A organização recolheu ao longo do ano 346.494 pedaços de plástico em 55 países, inclusive no Brasil, para elaborar sua lista.


Depois da #Coca-Cola, #Pepsico e #Nestlé aparecem no ranking dos 10 mais da poluição de plástico, pela ordem, a #Unilever, Mondelēz, Mars, P&G, Philip Morris, Colgate-Palmolive e Perfetti van Melle (fabricante de Mentos).


O levantamento catalogou mais de 5.000 marcas poluidoras de plástico. Nenhuma delas chegou perto da Coca-Cola. Foram registrados 13.834 plásticos da Coca em 51 países, mais que o dobro dos outros dois poluidores top, PepsiCo e Nestlé.


O trabalho da BFFP envolve voluntários que recolhem o lixo plástico e também catadores de material recilclável do mercado informal. ✔︎


Veja mais: Nem o Everest escapa mais dos microplásticos