• Sandra Carvalho

Como lavar sua máscara sem complicação

A receita, sem nenhuma firula, é de dois cientistas australianos.


Máscaras de proteção: dor de cabeça na hora de lavar | Foto: cc0 Bara Buri/Unsplash

Lavar uma máscara de pano, segundo as dicas mais disseminadas no Brasil, é quase uma operação de guerra - é preciso separar das outras roupas, colocar em água sanitária, deixar de molho, enxaguar muitas vezes e até passar a ferro quente para afastar o coronavírus.


Dois cientistas da Austrália, Brett Mitchell, da Universidade de Newcastle, na Nova Gales do Sul, e Philip Russo, da Universidade Monash, de Melbourne, dão uma receita bem mais descomplicada no site The Conversation. Ambos dão aula de Enfermagem e têm um currículo notável na área de doenças infecciosas.


Suas dicas:


1 - Lave a máscara depois de cada uso. Se ela ficar úmida ou visivelmente suja, troque por outra imediatamente, antes mesmo antes de voltar para casa, colocando num saco plástico até que possa ser lavada.


2 - Dá para colocar a máscara para lavar junto com outras roupas na máquina. Não esqueça de colocar o sabão e usar a temperatura mais alta que suas roupas aguentam. Não é necessário colocar desinfetante.


3 - Quem prefere lavar a mão pode usar um balde com sabão e água quente da torneira (evidentemente, para quem tem aquecimento de água na torneira). Não é preciso ferver a água. Deixe a máscara de molho, esfregue e enxágue.


4 - Seque a máscara numa secadora ou deixe secar horizontalmente com o ar ou secar ao sol. Dá para pendurar, mas isso pode deformar a máscara.


5 - Nunca esqueça de lavar a mão depois de colocar a máscara usada para lavar.


Os dois cientistas sugerem também cuidados adicionais para afastar o risco de Covid-19.


1 - Nunca esqueça que distanciamento social e a higiene das mãos são essenciais para ficar longe do coronavírus - a máscara não substitui nenhum dos dois.


2 - Ao pegar na máscara, nunca toque a parte da frente, que pode estar contaminada pelo vírus, caso você tenha entrado em contato com uma pessoa infectada. Segure a máscara pelo elástico ou cordões que a prendem ao rosto.


3 - Caso você use uma máscara cirúrgica, lembre-se que ela é de uso único, e deve ser jogada fora depois de utilizada.


4 - Jogue fora máscaras desgastadas pelo uso, quando elas não se ajustam mais ao rosto, estão rasgadas ou furadas ou com o tecido mais fino. Ou então quando elas caem sempre ou precisam ser arrumadas com a mão frequentemente.


Veja mais: Já fez o teste da vela para ver se sua máscara funciona?


#Coronavírus #Infecções #Máscaras #Monash #UniversidadedeNewcastle #Vírus