• Sandra Carvalho

Conhece Testo Alto, em Santa Catarina? A ONU recomenda

Esse bairro fica em Pomerode e é conhecido pela Rota do Enxaimel.


Pomerode, em Santa Catarina, se considera a cidade mais alemã do Brasil. Agora passa ter uma pegada global também: seu bairro de Testo Alto foi eleito uma das 44 melhores vilas do mundo pela Organização Mundial do Turismo da ONU (#UNWTO).


O critério para entrar nessa lista é o turismo sustentável, sobretudo em vilas rurais que preservam a natureza e protegem a cultura e as tradições locais, inclusive a gastronomia.


Testo Alto é testemunha da vida local dos imigrantes da Pomerânia, região que fica no norte da Alemanha e da Polônia. Eles vieram em massa para Santa Catarina 150 anos atrás, trazendo sua arquitetura de casas de enxaimel e seus costumes.


As construções com a técnica de enxaimel se destacam por dispensar pregos ou parafusos e usar encaixes de vigas nas paredes.


Até hoje muitos habitantes do Testo Alto dominam o pomerano. Não é difícil encontrar moradores nascidos e criados por lá que falam português com sotaque bem carregado.


O bairro foi listado como uma vila para se admirar pela UNWTO pelas casas históricas, as trilhas de caminhada no meio da natureza e o que ensina sobre os imigrantes da Pomerânia.


Veja algumas outras vilas que também foram incluídas na lista das melhores do mundo:


Niseko
Niseko, em Hokkaido, Japão | Foto: cc0 Marek Okon/Unsplash
Le Morne
Le Morne, em Maurício | Foto: cc0 Xavier Coiffic/Unsplash
Mokra Gora
Mokra Gora, na Sérvia | Foto: cc0 Stefan Kostic/Unsplash
Rijal Almaa
Rijal Alma'a, na Arábia Saudita | Foto: cc0 Satishaa Javali/Unsplash
Xidi
Xidi, na China | Foto: cc0 Jevens Julian/Unsplash

Veja mais: Oui, o Brasil também tem terroir!