• Sandra Carvalho

Coração de bebê bate mais rápido se a mãe é deprimida

O batimento cardíaco mais acelerado é notado em testes de estresse.


Bebês: já sensíveis com três meses de idade | Foto: cc0 Esudrof/Pixabay

Bebês de três meses de idade já sentem o impacto de transtornos de humor da mãe, como depressão e ansiedade, Em testes de estresse, esses bebês têm em média oito batimentos cardíacos a mais por minuto que filhos de mães saudáveis.


Os bebês foram testados por cientistas alemães da Universidade de Heidelberg. Segundo os pesquisadores, esse estresse ligado a mães deprimidas ou ansiosas pode levar a problemas psicológicos no futuro.


Depressão, ansiedade e outros distúrbios de humor como irritabilidade são comuns durante a gravidez e no período pós-parto, atingindo entre 10 e 20% das mulheres.


Os pesquisadores recrutaram 50 mães e seus bebês - 20 delas tinham transtornos de depressão e ansiedade na época do nascimento, e 30 faziam parte do grupo de controle.


Todas fizeram o teste do rosto parado, desenvolvido nos anos 70 e um clássico da área. As mães foram orientadas a brincar com seus bebês por dois minutos e depois passar sem qualquer interação com eles nos dois minutos seguintes.


No período sem a atenção das mães, bebês filhos de mães deprimidas ou ansiosas registraram um aumento significativo dos batimentos cardíacos, 8 a mais por minuto que os outros bebês.


Os resultados da pesquisa ainda são preliminares, e os testes serão repetidos com uma amostra maior de mães e bebês. O estudo foi divulgado por uma organização europeia de neuropsicofarmacologia, a ECNP.


Veja mais: 30% dos bebês de 6 meses já identificam tons de música


#Depressão #Mães #UniversidadedeHeidelberg #TranstornosdeHumor #ECNP