- Sandra Carvalho
Cores inspiram os mesmos sentimentos no mundo todo?
Um time internacional de psicólogos diz que sim, ao estudar 30 países.

Como explicar que em quase todo o mundo a cor vermelha seja associada ao amor e à raiva?
Dezenas de cientistas de universidades europeias se uniram para tentar provar a tese de que as cores evocam sentimentos similares ao redor do globo.
Eles pesquisaram as reações de 4.600 pessoas em 30 diferentes países de 6 continentes, associando 20 emoções a 12 cores, e recorreram a aprendizado de máquina para extrapolar as 240 associações possíveis para os países e para o mundo.
Conclusão do estudo: existe um padrão de associação entre cores e emoções que é largamente universal, com similaridades entre 68,4% e 94,1%.
Os pesquisadores reconhecem que essa base universal é modulada pela linguagem, meio ambiente e cultura, é claro.
Na China, por exemplo, o branco, muito usado em funerais, é mais ligado à tristeza do que em outros países. O mesmo acontece com o roxo na Grécia, adotado nos enterros da Igreja Ortodoxa.
Nos países em que faz pouco sol, amarelo é muito associado à alegria. Nos outros, nem tanto.
Países que falam a mesma língua ou são vizinhos compartilham maior similaridade, de acordo com a pesquisa. Os psicólogos notaram pouca diferença de gênero e idade nas reações.
A pesquisa valorizou mais alguns continentes que outros. Na América do Sul, só colombianos foram ouvidos. Na África, só nigerianos e egípcios. O estudo foi publicado no jornal Psychological Science.
Veja mais: Risada é um escudo contra o estresse