• Sandra Carvalho

Crianças chinesas são detectadas se jogam à noite

A Tencent Games usa reconhecimento facial para pegar os gamers no pulo.


Jogo da Tencent
Game da Tencent no Facebook: reconhecimento facial para flagrar gamers mirins à noite | Imagem: reprodução da Tencent Games no Facebook

A China proíbe menores de 18 anos de jogarem das 10 da noite até às 8 da manhã, numa tentativa de incentivar uma rotina saudável e evitar vício em games online.


Agora a Tencent Games, uma das maiores companhias de internet do mundo, talvez a número 1 em videogames, começou a flagrar crianças e adolescentes que desobedecem a proibição, se disfarçando de adultos.


A plataforma de reconhecimento facial dos games da Tencent, que se conecta com o sistema de segurança estatal, começou a detectar crianças e jovens abaixo dos 18 anos que jogam muito à noite. Nome da iniciativa: Patrulha da Meia-Noite.


"Crianças, deixem seu celular de lado e vão dormir", conclamou a Tencent num post de rede social.


Na China, onde tecnologias super avançadas de vigilância digital são aplicadas massivamente, o reconhecimento facial pode ser menos questionado que no Ocidente, mas não deixa de ter críticos. O site chinês Sixth Sense, de mídia estatal, afirmou que os gamers mirins espernearam na rede social WeChat.


O esquema de vigilância da Tencent Games vale para pessoas registradas com seus nomes reais e que jogam um período considerado excessivo à noite. "Qualquer um que recusar a verificação facial ou não for aprovado por ela será tratado como menor de idade e colocado offline", afirmou a empresa num comunicado.


A preocupação com vício em videogame tem crescido nos últimos anos na China. A proibição de menores de 18 anos jogarem durante a noite já é de 2019. Antes disso mesmo a Tencent já testava o reconhecimento facial de gamers em Pequim e Shenzhen para descobrir sua idade.


Por enquanto, o reconhecimento facial acontece com 60 jogos, entre os quais "Honor of Kings" e "Game for Peace", mas os planos são de expandir para outros games. Só a vigilância de "Honor of Kings" vai pegar muita gente. Segundo a Tencent, o game tem 100 milhões de usuários diários.


A empresa já tomou outras medidas duras relativas a "Honor of Kings" em 2018. Crianças de 12 anos para baixo foram limitadas a uma hora do game por dia, com sign in no máximo até as 9 da noite. Entre os 12 e 18 anos, o limite imposto foi de duas horas.