- Sandra Carvalho
Crianças neandertais cresciam como as de hoje
Os bebês inclusive desmamavam na mesma idade que os de agora.

Três dentes de leite de crianças neandertais encontrados numa pequena área do nordeste da Itália foram o ponto de partida para uma equipe internacional de cientistas descobrir como elas se desenvolviam.
O que os cientistas constataram? Que as crianças neandertais cresciam de uma maneira similar à das crianças atuais. Até a época de desmamar é semelhante: os neandertais introduziam comida sólida na dieta de seus bebês por volta dos cinco ou seis meses de idade.
Os dentes pertencem a três diferentes crianças que viveram entre 70 mil e 45 mil anos atrás. Foram estudados com análises geoquímicas e histológicas.
Os neandertais são nossos primos mais próximos na árvore da evolução humana. Segundo os cientistas, as crianças neandertais tinham demandas de energia na primeira infância próximas das dos bebês Homo sapiens. E cresciam num ritmo semelhante.
O estudo sugere também que os recém-nascidos neandertais tinham peso similar ao dos recém-nascidos humanos modernos.
De acordo com os pesquisadores, os neandertais se moviam menos de lugar do que estudos anteriores sugeriram, passando a maior parte do tempo perto de suas casas.
"Isso reflete um modelo mental muito moderno e um provável uso cuidadoso dos recursos locais", comentou Wolfgang Müller, da Universidade Goethe de Frankfurt, um dos autores do estudo.
Na época estudada, entre 70 e 45 mil anos atrás, houve um esfriamento geral, o que dificultou a sobrevivência dos neandertais. Mas o nordeste da Itália era rico em alimentos, diverso ecologicamente e com cavernas para abrigo.
"Isso explica em última análise a sobrevivência dos neandertais nessa região até cerca de 45 mil anos atrás", afirmou Marco Peresani, da Universidade de Ferrara (Unife), outro autor do estudo.
A pesquisa foi publicada no joral PNAS.
Veja mais: Essa era a tecnologia avançada dos neandertais