
Sandra Carvalho
Dá para fazer algo realmente perigoso no celular? Dá
Atravessar a rua digitando mensagens está virando problema de sobrevivência no trânsito.

Aproximadamente 270 mil pedestres morrem todos os anos em ruas e estradas - um quinto das vítimas fatais de acidentes de trânsito.
Entre as causas, surge cada vez mais a distração dos próprios pedestres. Ela coincide com o número cada vez maior de pessoas que andam usando o celular nas calçadas e ao cruzar as ruas.
Pesquisadores canadenses da Universidade de Calgary (#UofC) analisaram 33 estudos sobre o impacto do uso do celular na segurança do trânsito.
Sua primeira conclusão: ouvir música no celular não aumenta em nada o risco para os pedestres.
A segunda: falar ao celular atrapalha muito pouco, mas atrapalha: aumenta o tempo para começar a atravessar a rua e diminui muito ligeiramente as chances de cruzar até o fim com segurança.
Escrever mensagens de texto emergiu como o comportamento mais perigoso. Isso foi associado a olhar menos para a esquerda e a direita antes de atravessar a rua.
Mais: digitar ao celular foi ligado a um aumento moderado de colisões e quase colisões com outros pedestres e veículos, e também a um maior tempo gasto para cruzar as ruas.
Baseados em oito estudos de observação de comportamento de pedestres, os pesquisadores constataram que entre 12% e 45% deles tinham problemas de distração.
A pesquisa da Universidade de Calgary foi publicada no jornal Injury Prevention.