• Sandra Carvalho

Domingo é o dia de mais assassinatos no Brasil

Depois do domingo, sábado aparece como fatídico para mortes violentas no país.


Morte
Mortes violentas: fim de semana é pior | Foto: cc0 Lacie Slezak/Unsplash

No Brasil, 18,3% das mortes violentas intencionais aconteceram num domingo ao longo de 2019. O sábado também foi um dia perigoso - 17,2% dos assassinatos ocorreram nesses dias.


Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, da organização FBSP, fórum sobre segurança pública que estuda a violência no país há mais de dez anos.


Fora do fim de semana, as mortes se distribuíram quase igualmente pelos outros dias, começando a crescer na sexta-feira e a cair na segunda. Confira no gráfico.


Gráfico de assassinatos por dia da semana
Distribuição das mortes violentas intencionais pelos dias da semana em 2019 | Gráfico: FBSG

Mortes violentas intencionais também acontecem mais em determinados horários do dia, sobretudo depois das 16 horas. O pico se dá às 20 horas, embora a madrugada leve a pior fama.


Segundo os registros oficiais, o período mais fatal é o noturno, entre 19 e 23 horas, quando se concentram 32,4% das mortes.


O período mais seguro é o da manhã, das 7 horas ao meio dia, quando ocorrem 20,5% das mortes. À tarde, das 13 às 18, o percentual já sobe para 23,7%. Da meia-noite às 6 horas, são executados 23,4% dos assassinatos. Veja o gráfico.


Gráfico de assassinatos por hora do dia
Distribuição das mortes violentas intencionais pelas horas do dia em 2019 | Gráfico: FBSG

Veja mais: Violência no Brasil: o racismo por trás dos tiros

Os 10 estados mais violentos do Brasil


#Crimes #FBSP