
Sandra Carvalho
Dor na lombar por ficar muito tempo sentado?
Cientistas da Lituânia criaram exercícios sob medida para a dor dos sedentários.

Em tempos de coronavírus, com isolamento em casa, a tentação de ficar sentado horas seguidas é quase irresistível. A consequência, muitas vezes, chega rápido: dor lombar.
Entre 6 e 7 pessoas a cada 10 sentem dor na lombar nos países industrializados, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a #OMS. Isso numa época normal, muito diferente da atual.
Agora, com distanciamento social, isolamento e quarentena, a dor lombar tem tudo para correr solta. Um programa de exercícios desenvolvido por cientistas da Universidade de Tecnologia Kaunas (#KTU), na Lituânia, talvez possa ajudar.
O programa, baseado em Pilates, consiste num conjunto de exercícios de estabilização com objetivo de fortalecer os músculos profundos que suportam a coluna e a lombar. Foi elaborado especialmente para pessoas que têm um trabalho sedentário.
O estudo foi publicado no jornal Clinical Biomechanics.
Fazem parte do programa exercícios estáticos e dinâmicos. As posições estáticas devem ser mantidas de 6 a 20 segundos. Cada exercício deve ser repetido de 8 a 16 vezes.
Dá para ter uma boa ideia do que se trata pelas fotos, para quem tem alguma familiaridade com Pilates. Muitas vezes a dor lombar vai embora sozinha, mas as chances de voltar são altas.
