• Sandra Carvalho

Drone-gaiola entrega pequenos objetos, inspirado em origamis

O PackDrone pode levar documentos, remédio, comida - tudo que pesar até meio quilo.


O drone é feito de fibra de carbono | Foto: Alain Herzog/EPFL

Um drone-gaiola, inspirado em origamis, foi criado na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, para entregar encomendas de até meio quilo em distâncias de até dois quilômetros.


Documentos, remédios, comida - o que é leve pode ser entregue pelo drone. Seu nome: PackDrone. A gaiola é feita de fibra de carbono, sob medida para proteger os objetos transportados e o próprio drone.


O drone foi divulgado por um comunicado da EPFL.


O PackDrone é dobrável, e cabe numa mochila ou numa gaveta qualquer. Com um único movimento, diminui 92% de seu tamanho. Como qualquer drone, é claro, não depende de tráfego livre nas ruas nem da existência de ruas para chegar ao destino final.


O drone é programado para evitar edifícios e outros obstáculos físicos nas cidades. Tem quatro hélices, que ficam dentro da gaiola, evitando que possam ferir quem os manipula.

Tecnicamente, o PackDrone é um multicóptero. Ele pode ser seguido em tempo real por smartphones ou tablets, e volta para casa depois da entrega, de acordo com o plano de voo previamente criado.


Um vídeo de 2:55, hospedado no YouTube, mostra o drone em ação.


#Delivery #Drones #EPFL #Suíça