• Sandra Carvalho

Escola fechada derruba casos e mortes de Covid nos EUA

Estudo aponta uma queda de 62% dos contágios com os alunos em casa.


Playground americano: interditado | Foto: cc0 Allie/Unsplash

Escolas fechadas, crianças e jovens em casa. Isso ajuda mesmo a conter a pandemia do novo coronavírus? Segundo um novo estudo de pesquisadores americanos, sim.


Os cientistas apontaram uma queda dramática de casos do novo coronavírus e das mortes por Covid-19 nos Estados Unidos quando as escolas estavam fechadas em todos os 50 estados do país em março.


O estudo analisou dados entre 9 de março e 7 de maio. Nesse período, registraram um declínio de 62% dos novos casos registrados de Covid-19 por semana, e uma queda semanal de 58% na mortalidade.


Com um modelo baseado nesses dados, eles calcularam que, se as escolas tivessem ficado abertas, haveria 424 doentes a mais a cada 100 mil habitantes durante 26 dias. Haveria também 13 mortes a mais cada 100 mil habitantes.


Samir Shah, diretor do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, um dos autores do estudo, estimou para o site Stat que as escolas abertas, no total, poderiam levar a 1,37 milhão de casos a mais e a 40,6 mil mortes adicionais no período.


O estudo, aberto, foi publicado no jornal Jama.


Veja mais: Existe um jeito de reduzir o coronavírus quase à metade


#Coronavírus #Covid19 #Educação #Epidemias #Escolas