
Sandra Carvalho
Está provado: estresse deixa o cabelo branco
Cientistas da USP e de Harvard mostraram como os fios se tornam grisalhos.

Os cabelos brancos, que surgem naturalmente por volta dos 30 anos de idade, podem se multiplicar rapidamente em situações de estresse agudo.
Há exemplos bem conhecidos na história. O mais recente, o do presidente Barack Obama, que entrou na Casa Branca com os cabelos pretos e saiu bem grisalho.
O exemplo mais antigo tem toques de lenda urbana: os cabelos da rainha Maria Antonieta teriam se tornado brancos de uma hora para outra quando ela esperava a guilhotina, durante a Revolução Francesa.
Pesquisadores da USP e de #Harvard comprovaram em laboratório como o estresse deixa os cabelos brancos.
Um grupo estava fazendo outra pesquisa na Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto e aplicou a camundongos de pelos pretos a substância resiniferatoxina para dar uma sensação de dor intensa. Quatro semanas depois, os ratos estavam com o pelo branco.
Em Harvard, pesquisadores também comprovaram por acidente o embranquecimento dos fios pelo estresse. Juntos, pesquisadores da USP e de Harvard mergulharam a fundo nesse processo. Seu estudo foi publicado na revista Nature.
Segundo a pesquisa, o embranquecimento dos fios acontece pela ação do sistema nervoso simpático, que atinge cada folículo de cabelo, e leva células-tronco a esgotar prematuramente as reservas de pigmento que colorem os cabelos. ✔︎
Veja mais: O cabelo caiu? Desconfie do estresse crônico