• Sandra Carvalho

Estressado no trabalho? Relaxe com um game rápido

A sugestão é de cientistas da Universidade da Flórida Central.


No trabalho: videogame é melhor que técnica de relaxamento    | Foto: cc0 Pixabay

A sensação pode ser de um stress insuportável, frustração ou ansiedade no meio do meio de trabalho, no escritório. Você sente que precisa dar um tempo.


É melhor sair da mesa e ficar em silêncio, sozinho? Ou tentar uma técnica de relaxamento? Talvez uns minutinhos com um game irresistível no celular?


Cientistas da Universidade da Flórida Central (UCF) estudaram as opções para restaurar o equilíbrio afetivo e cognitivo durante o trabalho e concluíram que o videogame é a melhor delas.


Seu estudo foi publicado dia 21 de junho no jornal Human Factors.


"Frequentemente nós tentamos trabalhar direto até o fim do dia para fazer mais coisas, mas isso pode não ser tão efetivo quanto reservar alguns minutos para se desligar", comentou Michael Rupp, da área de psicologia experimental, e um dos autores do estudo, num comunicado da Sociedade de Fatores Humanos e de Ergonomia.


"As pessoas deveriam planejar intervalos curtos para uma atividade divertida como videogames, que as ajudam a recarregar", afirmou.


Na pesquisa, 66 pessoas foram artificialmente induzidas a fadiga cognitiva através de uma atividade em computador.


No intervalo, jogaram um videogame chamado Sushi Cat, participaram de atividade de relaxamento ou ficaram sem fazer nada, longo de celular e de computador.


Durante o experimento, seu nível de stress e o de performance cognitiva foram medidos várias vezes. Ao fim, só quem ficou com os games relatou se sentir melhor.


#Games #Stress #Trabalho #UCF