• Sandra Carvalho

Eugene Cernan, o último homem a andar na Lua (1934-2017)

Cernan explorou as crateras e montanhas da Lua por mais de três dias.


Cernan: volta da Lua falando em paz | Foto: NASA

Eugene Cernan, o último astronauta a deixar sua pegada na Lua, morreu no dia 16, em Houston, no Texas, aos 82 anos. Ele foi ao espaço três vezes, duas delas em missões à Lua.


Cernan nasceu em Chicago, numa família com raízes na Europa Oriental. Foi escoteiro, fez carreira na Marinha e já em 1963 virou astronauta da NASA.


Como comandante da nave Apollo 17, na última viagem tripulada de exploração da Lua, ele bateu vários recordes, entre os quais mais de 301 horas de voo com pouso e maior carga de amostras da Lua na volta para a Terra (113 quilos).

Junto com o astronauta Harrison Schmitt, o primeiro cientista a ir à Lua, ele explorou as crateras e as montanhas de Taurus-Littrow, ficando por ali mais de de três dias.


As fotos de Cernan na Lua, da NASA, são inesquecíveis.



No fim da vida, Cernan achava e dizia publicamente que os Estados Unidos já não investiam suficientemente na conquista espacial, estando decadentes na área.


Neste vídeo de 7:07 minutos, hospedado no YouTube, você pode assistir a alguns dos momentos mais emocionantes da última viagem de Cernan à Lua.



#Astronautas #Espaço #Lua #NASA #Vidas