• Sandra Carvalho

Exercício melhora memória e atenção dos 18 aos 35 anos

É o que dizem cientistas suecos que revisaram tudo o que já foi publicado sobre o assunto.


Correr ajuda em intensidade alta ou moderada | Foto: cc0 Jenny Hill/Unsplash

Fazer exercícios aeróbicos não deixa apenas o corpo mais em forma - dá um upgrade na mente também. Dos 18 aos 35 anos, melhora a memória, atenção, concentração e aprendizado.


Essa é a conclusão dos cientistas Peter Blomstrand e Jan Engvall, da Universidade de Jönköping (JU), no sul da Suécia. Eles revisaram todos os estudos publicados sobre o tema entre 2009 e 2019, com foco em jovens adultos.


A pesquisa mostra que caminhar, correr ou andar de bicicleta por até uma hora com intensidade moderada ou alta tem um impacto bastante positivo nas funções cognitivas de quem tem entre 18 e 35 anos.


De acordo com o estudo, os efeitos perduram entre 30 e 120 minutos após a atividade aeróbica. A pesquisa foi publicada no jornal Translational Sports Medicine, da editora Wiley.


"Exercício deixa você esperto", afirmou Blomstrand, que é médico, num comunicado da Wiley.


Esperto em quê? A pesquisa indicou que os exercícios aeróbicos melhoram particularmente memória, aprendizado, capacidade de planejamento, resolução de problemas e fluência verbal.


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