• Sandra Carvalho

Falou em skate? Falou em Barcelona

O parque de skate de Mar Bella reverteu paradigmas das pistas do esporte.

Skate em Barcelona: arquitetura de alto nível a serviço da garotada   |  Foto : Adrià Goula/Scob 

Não é à toa que Barcelona, na Catalunha, é considerada a cidade mais inteligente do mundo. Dá lições para as outras cidades até em skate.


O parque de skate de Mar Bella, em Poble Nou, retratado na foto, é apenas um dos quatro feitos pelo escritório de arquitetura Scob para a cidade nos últimos anos.

Tem 2600 metros quadros e uma área confortável, com bancos, que funciona como ponto de reunião para os skatistas e espaço de integração com quem não pratica skate.


O parque se entrosa perfeitamente com o bairro de Poble Nou, uma antiga área industrial que perdeu suas fábricas e se reinventou para ser um polo de inovação e criatividade em Barcelona.


A instalação do parque de skate de Mar Bella foi uma reversão no paradigma de que as pistas de skate devem ficar isoladas, longe do centro e das áreas verdes de uso comum, para evitar conflitos no uso do espaço público entre os skatistas e as outras pessoas.


Neste vídeo de três minutos, hospedado no Vimeo, você vê skatistas em ação no parque.


Este outro vídeo, de 1 minuto e meio, no YouTube, mostra bem outro parque de skate, o do bairro de Les Corts, também projetado pelo escritório de arquitetura e paisagismo Scob.



O mais novo parque de skate de Barcelona foi aberto no ano passado, em Baró de Viver, um bairro mais pobre da cidade.


Interessado em landskating? Veja os detalhes dos parques de Barcelona na publicação Landscape Architecture. O texto fala tanto dos parques de Poble Nou e Les Corts como de outro parque de skate de Barcelona, no bairro de Nou Barris.


#Arquitetura #Barcelona #Cidades #Esporte #Skate