• Sandra Carvalho

Fique longe das máscaras com válvulas de exalação

Esse tipo de máscara não impede o coronavírus de se espalhar.


Máscaras: válvulas não filtram a respiração | Foto: cc0 Orna Wachman/Pixabay

Máscaras com válvulas de exalação podem ser muito úteis, mas para uma coisa não servem: barrar a disseminação da Covid-19. Elas deixam o ar sair sem filtro, e o novo coronavírus livre para contagiar quem estiver por perto.


O engenheiro Matthew Staymates, do NIST, instituto de padrões e tecnologia do governo americano, gravou vídeos que mostram de maneira impressionante como isso acontece. Seu estudo foi publicado no jornal Physics of Fluids.


Os vídeos foram gravados com a máscara N95 com e sem válvula de exalação.


As válvulas tornam as máscaras mais confortáveis, e são adequadas quando se trata apenas de proteger a saúde do usuário, sem considerar a saúde das pessoas que estão à volta. São perfeitas, por exemplo, para proteger trabalhadores da construção civil da poeira.


Numa pandemia, as máscaras têm dupla função: proteger tanto o usuário quanto todas as outras pessoas presentes num ambiente.


São essenciais, por exemplo, para impedir que pessoas assintomáticas, que sequer desconfiam que estão com Covid, contagiem as pessoas próximas. Filtrando a respiração, as máscaras são uma maneira eficiente de frear o vírus. Com as válvulas, a eficiência vai para o espaço.



Veja mais: Covid: 6 certezas e 3 dúvidas sobre a vacina da Pfizer


#NIST