• Sandra Carvalho

Flagrante: um polvo com orelha de Dumbo no mar mais profundo

O polvo foi localizado no Oceano Índico por uma equipe que filmava um documentário.


Polvo-dumbo a quase 7.000 metros de profundidade | Imagem: Atlantic Productions/DiscoveryChannel

Uma equipe da produtora inglesa Atlantic que filmava um documentário para o Discovery Channel identificou um polvo-dumbo na maior profundidade já registrada. O animal foi flagrado a 6.957 metros numa fossa oceânica do Índico, perto de Sumatra.


O encontro virou um estudo sobre o polvo (Grimpoteuthis sp) publicado no jornal Marine Biology. Até agora, a espécie só tinha sido encontrada a até 5.145 metros de profundidade.


O Grimpoteuthis é chamado de polvo-dumbo por duas grandes barbatanas que lembram orelhas de filhote de elefante do desenho animado Dumbo, da Disney.


As imagens do polvo foram capturadas por uma câmera da produtora instalada no fundo do mar. O animal foi identificado pelo ecologista marinho Alan Jamieson, da Universidade Newcastle, que comandava a expedição no Índico e é um dos autores do estudo sobre o polvo-dumbo.


Numa entrevista à CNN, Jamieson disse esperar que o polvo-dumbo ajude a dissipar a percepção de que animais do mar profundo são monstros esquisitos. "Este é apenas um pequeno polvo fofo, sem nada de estranho", comentou.


Veja mais: Surpresa! Um verdadeiro cavalo-marinho pigmeu na África!


#AnimaisMarinhos #CriaturasAbissais #Ecologia #OceanoÍndico #UniversidadeNewcastle