• Sandra Carvalho

Gamers de elite têm a resistência mental de atletas olímpicos?

É o que dizem cientistas da Universidade de Tecnologia de Queensland.


Gamer: para o profissional, muito estresse | Foto: cc0 FredricTendong/Unsplash

Quais as habilidades mentais necessárias para vencer em eSports, o ultracompetitivo mundo dos jogos eletrônicos profissionais? Se você perguntar para alguns cientistas australianos, eles dirão que são habilidades semelhantes às dos atletas olímpicos.


Segundo esses cientistas, os gamers de elite e os atletas que chegam aos Jogos Olímpicos têm de se destacar por resistência mental, autocontrole emocional e capacidade de enfrentar estresse. Além de manter a própria vida sob controle, é claro.


Os cientistas, que são da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT) estudaram 316 jogadores de eSports de 18 anos para cima que estavam entre os 40% melhores jogares da modalidade.


Eles jogavam Overwatch, Counter-Strike: Global Offensive, Rainbow Six: Siege, Defence of the Ancients 2 e League of Legends. A pesquisa foi publicada no jornal Frontiers in Psychology.


De acordo com o estudo, os jogadores de elite em eSports e os atletas de alta performance parecem lidar com estresse de maneira similar. Quanto mais alto na hierarquia do jogo, maior tende a ser a resistência do jogador.


Os grandes torneios de games se comparam ou superam vários outros esportes em audiência. Segundo o estudo, alguns eventos chegam a ter 60 milhões de visualizações online.


"Para ser um gamer milionário de Esports você lida com estresse similar ao de quem está se preparando para as Olimpíadas", comentou o pesquisador Dylan Poulus, um dos autores do estudo. "Este é um dos esportes que mais cresce no mundo, e com a pandemia de coronavírus tem havido um enorme interesse."


Torneio de eSportes: jogadores são estrelas | Foto: cc 2.0 Jacok Wells/Flickr

Veja mais: Vício em videogame existe de verdade?


#Atletas #Estresse #Games #Jovens #Psicologia #QUT