• Sandra Carvalho

Gatos podem pegar e transmitir o novo coronavírus entre si

Felizmente, os animais não passam Covid-19 para humanos.


Gato: sem sintomas da doença | Foto: cc0 Marko Blazevic/Unsplash

Os gatos podem pegar o novo coronavírus muito rapidamente se ficarem perto de alguém doente ou de outros gatos com o vírus. Mas não exibem sintomas da Covid-19 nem transmitem a infecção para humanos.


Esse é o resultado de um experimento de cientistas americanos e japoneses com gatos em laboratório na Universidade de Wisconsin-Madison (UW-Madison). O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine.


O experimento foi bem simples. Três gatos foram infectados com um vírus SARS-CoV-2 de um paciente humano e colocados em jaulas separadas.


No dia seguinte, os pesquisadores já detectaram o vírus no material recolhido das narinas de dois gatos. Em três dias, todos os gatos estavam infectados.


Um dia após terem infectado os gatos com o vírus humanos, os pesquisadores puseram um gato saudável em cada uma das três jaulas dos animais inoculados. Em dois dias, o primeiro gato saudável estava contaminado. Em 6 dias, todos os gatos saudáveis estavam com o novo coronavírus.


Os seis gatos foram testados com material coletado por swab do nariz e do reto. As amostras por swab retal não indicaram a presença do novo coronavírus.


Nenhum dos gatos infectados mostrou sintomas da doença, e em todos eles o vírus desapareceu depois de certo tempo.


O experimento da UW-Madison segue-se a um estudo chinês, publicado na Science, que indicou que gatos e furões são susceptíveis a infecções pelo SARS-CoV-2 (mas não cachorros, porcos, galinhas e patos).


Os cientistas da UW-Madison sugerem que doentes com Covid-19 evitem contato com gatos, para não transmitir o vírus, mas mantenham os bichanos em casa, para que eles não levem o coronavírus para fora, para a eventualidade de também estarem infectados.


Embora esse estudo não tenha observado qualquer sintoma da doença nos gatos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos já registrou casos de dois gatos que apresentaram traços leves de problemas respiratórios.


Transmissão de Covid-19 de gatos para humanos, ao contrário, nunca foi registrada.


Veja mais: Como o morcego hospeda o coronavírus sem ficar doente?


#Coronavírus #Doenças #Epidemias #Gatos #Infecções #UWMadison #Vírus