• Sandra Carvalho

#Hashtag completa hoje 10 anos

A hashtag é uma criação do americano Chris Messina.



Há exatos 10 anos o americano Chris Messina usou a primeira hashtag no Twitter. Hoje, 125 milhões de hashtags são usadas por dia só nessa rede.

Chris Messina, 36 anos, um designer de comunicação, é um ex-evangelista de software livre que trabalhou no Google e no Uber. (Não confundir com o ator americano Chris Medina.)


Messina se inspirou no uso do símbolo # pelo sistema de mensagens IRC. No IRC, o símbolo # é usado antes do nome de cada canal de discussão.


"Eu expandi a ideia de forma que você pudesse acrescentar tantas hashtags ao seu tuíte quantas você quisesse", disse Chris Messina ao jornal The Australian.


Segundo dados do Twitter, a hashtag mais usada em 2007 foi uma palavra em espanhol, noticias, empregada 9.000 vezes.


Este ano, a hashtag mais usada, BTSBBMMAS, já foi repetida mais de 300 milhões de vezes. Em tempo: ela se refere à banda pop sul-coreana BTS.


A hashtag mais usada de série de televisão até hoje é TheWalkingDead, e a de filmes é StarWars. A hashtag criada para comemorar o aniversário de 10 anos é Hashtag10.


Curiosamente, o tuíte com mais likes da história, o do presidente americano Barack Obama comentando os eventos neonazistas de Charlottesville, não tinha hashtag.


#Internet #Twitter